sexta-feira, novembro 26, 2004

Estava a tentar trabalhar quando...

Confesso que estava a fazer uma pesquisa para a tese quando cliquei nesta página, foi-me irresistível...
Para o que me havia de dar !




dragon
you are THE DRAGON! you're often misunderstood, but
are actually quite flirtatious and romantic


what shrek character are you?
brought to you by Quizilla

quinta-feira, novembro 25, 2004

Canseira Informática

Finalmente já tenho computador, no entanto ainda não tenho tudo como gosto e perdi informações....
Quem manda ter aderido ao sistema microsoft.
Vamos a ver se é desta. Posted by Hello

Viagens

No fim-de-semana passado “parti” à descoberta de uma cidade Alentejana: Pax Julia.
A cidade está sempre no meio do caminho quando vou de férias ou vou a Espanha mas raramente parava e ficava para conhecer. Já lá tinha ficado para Almoçar ou até descansar as pernas, mas desta vez fiquei 2 dias.
A primeira paragem foi no sítio onde iríamos dormir, essencial para qualquer viajante.
A escolha recaiu sobre um convento franciscano que foi todo recuperado e remodelado e actualmente pertence ao grupo Pousadas de Portugal, o Convento de S. Francisco.
Depois de instalados só faltava escolher o percurso mais conveniente tendo em conta os horários dos museus e afins. O percurso decorreu a pé (muito andei eu, qual fim de semana de descanso que se preze!)
O percurso escolhido começou na própria pousada, muito bonita e que merece uma visita seguindo para o Museu Regional.

O museu tinha uma exposição sobre a freira Mariana Alcoforado, e um espólio em pinturas muito rico, existem pinturas a óleo do século XV que parecem pintadas recentemente.
Percorremos o Paço da Cidade, que permitiu ver a arquitectura dos casarios antigos e visitar uma feira de artesanato local.
Fiquei feliz por ver peças de artesanato com ideias novas, com esquemas e desenhos novos, onde se misturava o desenho tradicional com colorações novas. È positivo a renovação do Artesanato, até acho fundamental!

A caminhada desenrolou-se calmamente até atingir o Castelo de Beja. Agora percebo porque dizem que quem não vê Beja pela Torre do Castelo não vê realmente Beja. Os antigos diziam que se conseguia ver o castelo de Palmela da Torre de Beja


A Torre é imponente e bem alta, custa chegar lá a cima pelas escadas íngremes sempre em caracol mas quando chegamos ao topo e olhamos à volta… Valeu a Pena!
Descendo do castelo fomos visitar o Museu Visigótico, mais pequeno que o museu anterior mas com a sua devida importância.


A cidade tem muitas igrejas bem apetrechadas de objectos de um trabalho manual exemplar, gosto de visitar as igrejas para conhecer o espólio artístico que muitas têm. Os Vitrais, os Frescos, as Imagens talhadas em madeira vestidas com vestes bordadas à mão, são peças que merecem ser admiradas.


Uma volta maior pela cidade permitiu conhecer o exterior do novo museu que ainda está em construção, o tribunal, os jardins, a “baixa” da cidade com as lojas enfim um olhar geral.

Não satisfeitos ainda resolvemos conhecer os arredores da cidade ( desta vez de carro) e fomos descobrir duas relíquias. As Ruínas de Pisões e um campo enorme com plantação de algodão. Eu não conhecia a planta do Algodão, (sim sou menina de cidade e nascida de frente para o mar), fiquei muito contente por descobrir que o algodão é debulhado quando seca e o algodão em si já é fofinho e branco e serve para conter as sementes da planta.


As Ruínas de Pisões estão muito bem conservadas, estão num recinto vedado onde para visitar temos que pagar, no entanto vale a pena. O percurso está definido no chão e infelizmente as placas que explicavam exactamente o que se está a ver desapareceram. No chão encontra-se partes bem definidas de ladrilhos semelhantes aos de Coninbriga (quase todos já lá devemos ter ido em excursão), as piscinas quentes e frias, um corredor ladeado de colunas de pedra que ainda se mantém de pé, enfim, bonito.

Adorei o fim-de-semana e tenho a certeza que fui comedida no meu relato mas por agora chega. Se quiserem saber mais, façam as malas e partam à descoberta.

quinta-feira, novembro 11, 2004

Wild Cat


Wild Cat Posted by Hello


Uma pequena fera a saborear o bom da vida!

quarta-feira, novembro 10, 2004

As loucuras da juventude

Sabem aquela sensação que nos atinge e dizemos :
" se eu soubesse o que sei hoje..."

Todos nós sentimos que fazemos coisas que não repetiriamos e eu hoje vou contar-vos uma. (Para ser sincera raramente me arrependo do que faço, mas como sou muito crítica geralmente acho que poderia ter feito mais e melhor)

A jovem achou que seria bom depois de ter concluido a licenciatura e depois de estar a trabalhar numa área um pouco diferente do que estudou (caso bem comum entre os jovens)que seria uma ÓPTIMA ideia fazer uma especialização nessa área. (A idade tem destas coisas...)

Lá nisso eu sou bem directa, quando acho que é bom avanço sem medos e inscrevi-me mum MESTRADO (Burrice!!!!!)
O horário para a parte curricular era sextas e sabados completos. Razoável pensei....(está visto que os jovens não pensam bem)
Tive de me organizar no trabalho para poder me ausentar as sextas feiras (trabalhava 10horas no minimo todos os dias), e tive de me readaptar aos novos horários.
Tudo isto parecia bem normal e deixou de o ser quando as aulas deste mestrado começaram. As aulas pareciam saidas de uma licenciatura e eram exegidos trabalhos de grupo sucessivos e com um cariz puramente académico.
Passaram meses e deixei de ter vida própria parecia um zombi, mas confiante que iria ser diferente isto era o início e que no fim sairia preparada para algo.
Pelo tom da minha conversa dá para sentir que não foi assim, mas como me adapto bem a tudo completei a parte curricular com o melhor que consegui.
Nem tudo foi mau! Pelo contrário!
Conheci pessoas sensacionais e muito especiais. Partilhar vivências e ultrapassar desafios em conjunto permite criar laços que vai demorar algum tempo até desvanecer se é que isso vai acontecer. Quero deixar beijos a todos eles!
Adorei voltar ao Campus da faculdade, o mestrado decorreu no mesmo campus em que fiz a licenciatura. O ambiente é totalmente diferente do dia a dia num trabalho, se os jovens soubessem aproveitar ...
A faculdade tem boas condições e é espaçosa. A imagem que aqui coloco já está a ficar desatualizada, a faculdade está a crescer e a construir novos espaços. É uma boa Faculdade.
Voltando ao assunto principal desta conversa de hoje , o meu mal fadado mestrado e concluído o primeiro ano é agora que vem o terror....
Sinceramente não sei o que me passou pela cabeça para me inscrever num Mestrado!
Agora estou com uma Tese nos Braços, qual bébe ao colo que não posso largar e sou tal e qual uma mãe de primeira viagem nem sequer sei pegar-lhe!!! (que me desculpem todas as mães deste mundo por tal infame analogia)
O início de uma ardua caminhada! (Como foi que me meti nisto!!!)
Só me apetece gritar......................

quinta-feira, novembro 04, 2004

Tai Chi

Existe uma máxima que diz:

"Mente Sã, Corpo São"

Eu nunca liguei mas o ano 2003 foi o inicio de um longo periodo de provações que ainda me perseguem e resolvi tentar um desporto.
Num fim de semana ocorreu aqui perto um workshop de Tai Chi e fui experimentar.



Gostei, não só por sentir o corpo a realizar trabalho sem me cansar demasiado, mas porque durante aquele periodo a minha mente apenas se focalizava no exercicio. Quando concluia os exercicios o corpo estava dorido mas a minha cabeça estava leve e calma.

Passado alguns meses descobri que se praticava Tai Chi perto de casa e lá fui eu. Ainda hoje pratico e alivia-me a tensão e sacode a depressão para longe.
Eu pratico Yang Style Tai Chi mas existem vários estilos que permitem abranger um variado leque de gostos.

Estou a começar a praticar Tai Chi com espada e parece-me divertido porque a espada é enorme e bem pesada, vai ser muito engraçado nas primeiras aulas enquanto não dominarmos a técnica de a segurar e controlar.



Acho imensa piada que no estrangeiro esta arte marcial seja praticada maioritariamente por homens mas em Portugal somos nós as mulheres que dominamos. Não sei se ainda existe a ideia de ser algo pouco violento mas o Tai Chi é uma arte de luta que se aprende lentamente mas após o dominio da técnica é tão poderoso como o Kung Fu e restantes técnicas.
Os homens que nos substimem durante mais algum tempo e depois vão ter a surpresa....


De pequenino se começa!

Só queria acrescentar que esta prática pode ser feita por todas as pessoas seja qual for a idade ou doença, basta falar com o mestre e ele orienta os exercicios para melhorar as zonas afectadas.
Se tiverem a portunidade experimentem.

terça-feira, novembro 02, 2004

Triste

Hoje estou triste porque mais uma vez discuti com a minha mãe por algo que não interessa mesmo nada.
Nós discutimos já não pelo assunto mas por sermos duas mulheres adultas e bem iguais.
A minha mãe acha que eu sou igual ao meu pai... Mal sabe ela que sou a sua imagem no espelho, meio alterada pelas minhas própias vivências e experiências.
Com a minha idade a minha mãe já era dona da sua vida mais preocupada comigo doque com qualquer coisa e hoje não consegue ver que eu também já sou individual, o mal disto tudo é o facto de estar em casa aos 26 anos, tudo porque fiz as coisas com os tempos certos.
Estudei até concluir licenciatura (logo aos 23 anos ainda não me sustentava), comecei a trabalhar para ganhar establidade (logo ainda não tenho casa apesar de autonomia financeira) e tudo isto para dizer que a minha mãe ainda me vê como a pequenina e fica furiosa quando eu não tenho as mesmas escolhas e pior fica furiosa comigo quando eu demonstro o meu mau feitio (e acreditem não é bonito de se ver o meu mau génio).
Ainda antes de escrever este post estava chateada com a minha mãe por ela ainda não me aceitar e esperar sempre algo que eu não vou ser, mas depois li um post e percebi que as mães querem sempre o melhor e eu ainda não sou.

Eu adoro a minha mãe. Eu respeito a minha querida mãe por ser a mulher valente que sempre foi e que é. Eu também tenho saudades de ser pequenina e simplesmente dizer " desculpa" e ter a certeza de tudo fica bem.
Quando crescemos só desculpa não chega e o pior é que não posso prometer que não volta a acontecer porque estaria a mentir.
Não posso mudar o meu feitio! Já não posso deixar de ser quem sou!
Se algum dia me leres fica a saber que eu gosto muito de ti e sou a filha mais orgulhosa da face da terra por te ter como minha mãe e que estou triste por sentir que nos agredimos mais que nos acarinhamos.
Minha querida mãe, desculpa-me!