domingo, fevereiro 27, 2005

Domingo

"Amanhã é domingo menina, ninguém vai te acordar
Deixa chover na esquina, deixe a vida rolar
Burungundum bateu meu tambor ieieieiê ... (Daniela Mercury)"

Não foi bem assim, apesar de hoje ser domingo e poder dormir até me cansar, tive uma despertina as 9h 30...... (%$&%$#")
Amanhã segunda vou querer dormir e não posso ...GGGGRrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

Domingos são dias estranhos, nunca saboreados na totalidades porque a seguir vem 2ª feira, mas ainda são um dia de descanso, sabem ao último dia de férias.
Eu costumo desperdiçar os meus fins de semana, entre dormir, fazer compras e absorver o máximo de tempo possível os meus (familia, amigos, namorado, etc) mas como sou só uma isto torna-se uma batalha inglória, porque nunca saboreio nada até ao fim ou então não estou com todos.

Dependendo do dia para mim um domingo é para saborear um bom filme, ou pelo contrário sair, apanhar ar e só voltar no fim do dia. Depende também da companhia e da disponibilidade.

O domingo desde os tempos aureos que tem um significado especial, os antigos sábios Caldeus decidiram associar os dias em grupos de sete de modo a facilitar a sua referenciação ( possíveis antecessores dos Babilónios). Foi na Grécia que se fizeram os maiores avanços, à semana foi dado o nome hebdomas que indica a divisão em períodos de sete manhãs, ou dias, baseada nas fases da Lua. A nomenclatura da semana ainda apresenta resticios dessas divisões
As religiões também lhes dão um significado especial, para a religião cristã é o dia de descanso, oração e reflexão.

Na vida urbana é o dia do último descanso, dia da familia, do sofá ou da "voltinha à vila".
Lembro-me em miúda que se vestia a melhor roupa e iamos almoçar fora, ou iamos ver a familia mais distante, mas era um dia especial. Agora é o dia do fato de treino, dos ténis e está muito bem.

"A tradição já não é o que era" (ignorando a publicidade inerente) é uma verdade de que todos sabem mas que se contradiz na sua essência. Os costumes mudam mas aquela sensação de saudade e memórias é tão gostosa.
A lembrança de se fazer um bolo caseiro pra o lanche tardio, o cheirinho que enchia a casa, juntava-se os petiscos da tarde e ficava-se em frente à televisão a ver qualquer coisa e a aproveitar para não fazer nada.

Hoje gostaria de ir até ao fundo do mar, vou tentar fazer algo diferente do habitual, para me automotivar para mais uma semana.


Nota de Rodapé: Sejam bem vindos! Adorei os comentários.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Ausências

As reviravoltas da vida são fonte de inspiração para vários livros e peças de arte, a mim são fonte de análise e introspecção.

Actualmente falar e pensar em vida, morte, incapacidade e invalidez passou a ser uma constante. A ideia que as coisas só acontecem aos outros, por muito que nos custe já está ultrupassada. Qualquer um de nós pode ter um imprevisto mesmo no virar da esquina e só pensamos nisso bem tarde.

Todos temos disponibilidade para as coisas mais futeis mas quando se fala de segurança e prevenção as pessoas fogem ... se apenas soubessem.

Eu vou andando por caminhos novos, ajustando o meu dia a dia a um novo ritmo e uma nova actividade, sem muito para escrever ( pelo menos que seja positivo), ideias caoticas e causticas existem sempre mas criar palavras bonitas e estimulantes é sempre mais complicado.

Acontecem sempre novidades como facto de rever uma amiga que está longe a muitos kilometros de mim mas a uma página de distância. É confortante falar com alguém que sente o mesmo que nós e ouvir frases completas que parecem saidas da nossa boca, da nossa cabeça.
Não sou a única a olhar o céu , a ver os sonhos partirem, à espera que algo aconteça .

Faz bem voltarmos a ver amigos, a passar um serão em casa deles a jogar um jogo de tabuleiro que nunca vimos mas eles acham muito divertido, rever um primo que se mudou para a Madeira e recomeçou a sua vida e que veio ao continente a trabalho. Pequenas coisas que nos aquecem a alma e fazem-nos sorrir, viver.

Tenho andando muito triste, inconscientemente o sorriso desvanece-se e a melancolia, a dúvida instala-se. É tão mais fácil assumir que falhamos que encarar as vitórias, aquelas que dão luta e nos custam a obter. Agora aos poucos vou tentando mudar, colocar um sorriso nos lábios mas ainda me falha...

É bom vir aqui e saltitar de blog em blog, lendo as aventuras dos outros e esquecer um pouco o fardo da nossas, vou vindo sempre mesmo que só ao de leve, é a minha terapia diária (melhor que um psicologo). Lamento que os meus amigos não estejam a visitar-me frequentemente e não me deixam o seu feedbak, mas todos temos os nossos tempos.
Vou descansar, já é hora....

sábado, fevereiro 12, 2005

Love Potion


Love Potion Posted by Hello


Em breve está aí o 14 de Fevereiro, onde vamos ser engulidos nas sugestões, prendas e ideias românticas para comprar.
Por isso com dois dias de antecipação venho falar que o amor de namorados deve ser cultivado todos os dias, deve ser batalhado todos os dias e este deve apenas ser a cereja em cima do Chantily.

Eu porque não quero reinventar a "roda" e porque existem muitos ouros que escrevem melhor que eu, vou usar um poema de uma mulher fabulosa que sabe descrever deliciosamente o amor e a dor que dele advém.

De MIM para TI nas palavras de Florbela Espanca


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!


Amo-te profundamente.

Monólogo 2

Falas de mais, falas mesmo muito e depois feres-te. Já devias saber ficar calada e agir em surdina...
Alto e para! Eu não vou ficar calada a ver tudo voltar ao antigamente ao rotineiro e completamente impessoal
Não discordo do objectivo só do método. Desgastas-te, desgasta-o e nada ganhas a não ser uma noite bem mal dormida. O que tens é o que vais ter! Lamento!
Não me posso conformar com isso nem a brincar, quero mais , quero tudo e quero em quantidade
Quem tudo quer tudo perde! Dá-te espaço, motiva-te com coisas externas, liberta-te e voa para longe, relaxa e deixa o mundo correr.
Para mim isso chama-se fugir á realidade, olhar para o ladao quando a questão esta mesmo debaixo do nariz. Já fiz está feito, só tenho pena de nos magoarmos tanto, amar doi.
Sim amar doi tanto como não amar, já sabiamos disto à muito tempo. Sossega-te faz-te falta.

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Carnaval nínguem leva a mal

O meu mundo deve ser igual ao de todo os outros mas visto e sentido pelos meus olhos parece-me bem mais duro.

Estou cansada, dorida e sem forças... Após 7 meses de esperanças a minha começa a sumir. Neste momento abraço um projecto que não tem o apoio de muita gente, eu mesma até há uns tempos não o aceitaria com tanto animo, mas hoje acredito de que pode ser uma solução de futuro, onde posso crescer e fazer carreira.

No entanto sinto-me sozinha, triste e cansada... Eu sei que agora não é altura de baixar os braços, mas será que existe uma altura certa? O cansaço acumulado começa a fazer-se notar, pois quando se luta por fugir à corrente da vida, luta-se com todas as forças dando tudo por tudo.
Eu dou tudo de mim por aquilo que quero e acredito, faz parte do meu ser e não consigo viver de outra forma, mesmo que quisesse não o saberia.

Actualmente estou no limbo das minhas decisões, agarro este novo projecto mas não quero abrir mão de tudo o que fiz até hoje, de certa forma não quero decidir-me, de tanto estar parada não sei recomeçar de novo do zero num projecto totalmente novo. Vou arrastando a minha decisão e vou tentando não perder os elos com os projectos passados e os sonhos passados mas estou a consumir-me.

Apetece-me largar as armas e dar-me por vencida, ficar quieta no meu canto e fechar o meu casulo e hibernar... Em vez de isso envergo a fantasia de mulher madura, segura de mim, abro um sorriso e vou em frente. É carnaval, nínguem leva a mal (nínguem repara mesmo).

Acredito piamente que a vida é feita de ciclos de 7 anos e digo do fundo do coração que estou no segundo ano (de 7) do ciclo mais negativo, já so faltam 5!!!!!
Desde 2003 que ando as voltas com o meu mundo e não me consigo estabilizar, estou mesmo cansada............



A conversa parece melancólica e pouco apropiada ao espirito carnavalesco do dia, mas nem tudo pode ser como devia. Agora vou dormir, fechar os olhos e obrigar o sono a vir sem pensar, porque os pensamentos são um bicho mau e amigos das insónias. Os meus sonhos e pensamentos tem de ser revistos e reavaliados ou guardados para dias melhores, agora estão em stand-by, porque não tenho meios, porque não tenho capacidade de os realizar sozinha e o mundo tem um gozo especial em mostrar-me que não me vai apoiar, em dizer-me que agora não que só vai ser quando ele quiser e deixar.....

As palavras não escorrem do meu peito para o teclado, já em tempos falei das limitações das palavras face aos sentimento e hoje já me chega de filosofar, apenas me saem suspiros que me libertam o peito e a alma. Por enquanto vou ficar por aqui no meio desta confusão de sentimentos, palavras e sonhos até conseguir deslindar o meu rumo e sossegar. Preciso mesmo sossegar, descansar e não consigo.


domingo, fevereiro 06, 2005

Volto já

Tenho andando num vira virote mas venho sempre espreitar o meu blogue...

Não tenho tempo para divagar por isso prometo que volto em breve e falo até me doerem os dedos....


saudades grandes