domingo, agosto 07, 2005

México, que saudades!

Oi!

Estive desaparecida deste meu refugio demasiado tempo, já me fazia falta teclar neste espaço.
Estive fora numa aventura deliciosa, fui conhecer o México com uma excursão e adorei. Não fui para só para a praia (apesar de lá ter estado 2 dias), fomos à procura de história e de conhecimento.

Resumidamente (para não ser maçadora, já basta o registo de 900 fotografias) a vigem foi distribuida por Cidade do México (3 dias), Mérida (2 dias) e Riviera Maya (2 dias).

A Cidade do México é uma cidade imponente que mistura o velho com o novo, o luxo com a probreza, o tradicional com o exótico. Aconselho a visitarem o Museu de antropologia, vale a pena.
Aspectos marcantes:
  • A cidade está a + de 2000 metros de altitude;
  • Transito infernal constante apesar das restrições impostas pelo estado;
  • Pobreza "mora mesmo ao lado";
  • Maior metro de superfície do mundo (+de 5 milhoes de pessoas dia);
  • A ausência se sargetas (na época das chuvas a cidade alaga):
  • + de 30 km de suburbios, ou seja, favelas;
  • A simpatia constante dos mexicanos;
  • A perservação da sua história pré e pós hispanica;
  • A devoção à Nossa Senhora da Guadalupe;
  • A existência de jardins e espaços verdes para a população usufruir;
  • MUITO IMPORTATE a cidade está a ABATER, sim porque foi construida em cima de um lago e agora as terras estão a mover-se;

Mérida é uma cidade colonial, pequena e acolhedora. Está perto de um dos principais centros de piramides mayas Uxmal onde podemos ver quase intactas algumas construções da época e imaginar-nos lá a ver um jogo de pelota....

A caminho da Riviera passámos por "Chinchenitza", a mais popular de todas as reservas arqueológicas, mas na minha opinião não a melhor. Milhares de turistas afluem a este espaço, onde podemos imaginar uma cidade Maya, que foi recuperada e preservada para que nos seja transmitida a forma de vida deles.

Na Riviera Maya foi o descanso. O enconaa as famosas praias de uma areia tão branca quase farinha com a àgua realmente quente. Não posso dizer àgua translucida e de vários tons, porque ainda se sentia a passagem do furacão Emily, que mantinha um vento forte na zona e deixou as àguas turvas e muitos telhados desfeitos e foi só. O comércio, a famosa 5ª Avenida, e os hotéis da zona já estavam a funcionar e manter o ritmo agitado das noites.

Dois dias inteiros de praia e relaxe concluiram em beleza a minha aventura, ficando o desejo de repetir e conhecer tudo o que ficou fora deste roteiro.

Assim se resumem bem resumidas as minha miniférias.

Agora de regresso ao trabalho voltarei mais vezes, me aguardem!!!!!!!!!!!!!!