quinta-feira, novembro 04, 2004

Tai Chi

Existe uma máxima que diz:

"Mente Sã, Corpo São"

Eu nunca liguei mas o ano 2003 foi o inicio de um longo periodo de provações que ainda me perseguem e resolvi tentar um desporto.
Num fim de semana ocorreu aqui perto um workshop de Tai Chi e fui experimentar.



Gostei, não só por sentir o corpo a realizar trabalho sem me cansar demasiado, mas porque durante aquele periodo a minha mente apenas se focalizava no exercicio. Quando concluia os exercicios o corpo estava dorido mas a minha cabeça estava leve e calma.

Passado alguns meses descobri que se praticava Tai Chi perto de casa e lá fui eu. Ainda hoje pratico e alivia-me a tensão e sacode a depressão para longe.
Eu pratico Yang Style Tai Chi mas existem vários estilos que permitem abranger um variado leque de gostos.

Estou a começar a praticar Tai Chi com espada e parece-me divertido porque a espada é enorme e bem pesada, vai ser muito engraçado nas primeiras aulas enquanto não dominarmos a técnica de a segurar e controlar.



Acho imensa piada que no estrangeiro esta arte marcial seja praticada maioritariamente por homens mas em Portugal somos nós as mulheres que dominamos. Não sei se ainda existe a ideia de ser algo pouco violento mas o Tai Chi é uma arte de luta que se aprende lentamente mas após o dominio da técnica é tão poderoso como o Kung Fu e restantes técnicas.
Os homens que nos substimem durante mais algum tempo e depois vão ter a surpresa....


De pequenino se começa!

Só queria acrescentar que esta prática pode ser feita por todas as pessoas seja qual for a idade ou doença, basta falar com o mestre e ele orienta os exercicios para melhorar as zonas afectadas.
Se tiverem a portunidade experimentem.

4 Comments:

Blogger ACE said...

Desculpas!!!

11:05 da tarde  
Blogger ACE said...

Fico feliz por sentir que quase motivei um amigo para o Tai Chi, mas tenho de reforçar que a idade minima para a prática está dentro de nós.
Esta prática tem como limites 9 aos 90 anos.
Acho que já passaste a idade minima ....

Obrigada pelo carinho!

1:05 da tarde  
Blogger ACE said...

Aos seis anos e até mesmo aos 10 anos ainda não se conhece Zeitgeist, e não se tem a destreza nem a acidez na ponta dos dedos com que comentas alguns blogs. Só isso !

12:11 da tarde  
Blogger ACE said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home