terça-feira, setembro 21, 2004

Furiosa

Nada como uma necessidade de ir ao médico de família para me encher de palavras (enraivecidas) e com vontade de explodir numa rapsódia de impensáveis maledicências e asneiras mesmo.
Todos nós que trabalhamos descontamos uma percentagem dos nossos ordenados para que todos (todos mesmo) possam ter direito a cuidados médicos. Certo?
Pois bem, todos nós temos direito a um médico de família, que nos acompanhe e que em caso de doença devemos recorrer em vez de encher as urgências.

Até aqui nada de novo ...(pensam vocês).
Para quem não sabe, se o vosso médico de família pedir licença sem vencimento ou for destacado para outra actividade não médica não vos é atribuído nenhum médico.
Exactamente, ficamos sem médico de família.
Se consequentemente tiverem doentes resta-vos as consultas de urgências (mais caras e muito procuradas) e era impensável fazer dessas consultas, consultas de acompanhamento porque cada dia temos um médico diferente e que está mentalizado que é para despachar e não fazer um check up no local.
Agora como no meu posto aconteceu esta ausência de médicos a muitos doentes resolveram abrir algo interessante!!!!
Consultas para pacientes sem médico de família! (Tchanammmmm....Brilhante sem dúvida)
Estas consultas são 3 vezes por semana e não são nada mais que o prolongamento dos horários dos médicos existentes a dar consulta nesse dia e ficamos para o fim das marcações dos pacientes que pertencem a esse médico.

Menos mal, pensam vocês. Eu também pensei até descobrir como funciona.
Nem sei como começar, só sei que o termo PACIENTE é bem utilizado, só com paciência. Vamos por isto por pontos:
 Não se pode marcar a consulta por antecedência, logo, temos de nos levantar cedo (antes das 7horas da manhã)
 Esperar pela abertura do Centro de Saúde (que só abre às 8horas) na rua esteja que tempo estiver, e já estando uma fila enorme (hoje estavam 26 pessoas à minha frente quando cheguei as 7h), tendo o cuidado de não passar à frente de ninguém para não ser enxovalhada ou mesmo agredida.
 Retirar a senha e esperar mais uma vez para fazer a marcação
 Fazer a marcação e ser-nos dito que só temos consulta às 17horas, (quem trabalha está F#$%&##)
 Resignados vamos fazer as nossas coisas e esperar pela consulta
 À hora dirigimo-nos à consulta, esperamos pela chamada (ou não fossemos nós pacientes)
 Finalmente a consulta e quando não é o espanto, somos recebidos com 3 pedras nas mãos por médicos cansados, fartos e ainda por cima a sentir que estão a fazer o trabalho dos outros.
 Resumindo, fazem a consulta a despachar e estamos com sorte!

Meus caros, ainda vêm um Caramelo que se calhar nunca pôs os pés num centro de saúde falar de taxas remuneradoras das consultas… Salvem-nos desta parvoeira.

Que será preciso para que vejam com olhos de ver os problemas que afectam realmente os portugueses. Caramba, que é preciso para que se ACORDE?

Às vezes fico furiosa e apetece-me mudar o mundo, dirigir-me aos nossos governantes dar-lhes dois tabefes e gritar-lhes ACORDEM, retirem-se do poleiro do poder e desçam ao quotidiano Português, mas como não posso, vou apenas escrevendo.