Portugal a ARDER....
Mais um verão e mais uma vez temos o país a ser devorado por chamas.
Sem remeter para partidarismos, mas o ano passado foi-nos prometido que nunca mais teriamos os país devastado e cá estamos outra vez na mesma. Não sonhei, pois não?
É engraçado, sem ter graça nenhuma, como todos os anos repetimos os mesmos erros, como nunca temos recursos suficientes, como temos incêndios cada vez mais fortes....
Ás vezes acho que sou de outro planeta, tenho ideias que me parecem razoaveis mas como não vejo os dirigentes deste país a sugeri-las é porque devem ser surreais....
Vou dar alguns exemplos:
1- Não temos meios humanos, logo profissionalizar a classe e abrir escolas para mais bombeiros seria uma opção para alguns desempregados ou jovens que não querem estudar.
2- Não temos meios para limpar as florestas - Colocar os presos a trabalhar para a sociedade limpando a mata, grupos pequenos misturados com militares.
3- Não temos meios aéreos, temos de os contratar por temporadas - Será que os aviões da nossa força aérea não podiam servir a nação combatendo incêndios?
Seria tão disparatado colocar os voos de treino sobre as nossas florestas e associar os voos de treino com voos de vigilancia das florestas?
4- Estamos em crise- mas contratamos empresas para os helicopteros, sabendo todos nós que muitas dessas empresas são as primeiras a tear os fogos para ganharem o trabalho. Para quem não sabe temos meios na base de Alcochete totalmente equipados e formados mas que não são utilizados porque as empresas de helicopteros e aviões privados fizeram queixa de concorrência desleal.
CONCORRENCIA!!!!!!! MAS ESTA TUDO DOIDO!!!!!!!!!!!!!!!
Portugal está a arder e temos problemas em aceder aos meios por questões de concorrência, mas isto não é um negócio é proteção de civis e de património nacional, se os nossos militares não juraram proteger estes dois aspectos então juraram fazer o quê???????
Mais uma vez sou ingénua e penso que isto não é um negócio!!! Parvinha!!!!!
Se soubessem os milhões com que se joga este jogo do FOGO, percebiam porque não convém evitar estas tragédias humanas e ambientais.
Bravos Bombeiros, soldados da paz que todos os verões combatem esta guerra aberta contra a natureza, combatem de peito aberto e mãos nuas um inimigo sem rosto e sem piedade.
Bem Hajam