sexta-feira, novembro 25, 2005

Os meus velhotes!!

Raramente falo dos meus avós, não por desprezo ou algo desse género, muito pelo contrário. Eles são uma parte de mim e eu adoro-os do fundo do meu coração.

Sou umas daquelas sortudas que fui educada de pequenina pelos avós maternos, saia de casa para a casa deles e da casa deles para a escola.
A minha infância está cheia de momentos doces divertidos e verdadeiros em que eramos só nós, eu e eles.

Eu fui crescendo e aprendendo com eles e fiz-me a mulher que sou hoje, em que os meus valores pessoais foram-me transmitidos por eles, valores que hoje parecem não existir na sociedade que me rodeia. O mais importante é o Respeito, quer fosse pelos mais velhos, pelos professores, pelos colegas e principalmente aos Pais e Avós.

Tudo tem o reverso da medalha!
Da forma como eu cresci, eles foram envelhecendo. A vida foi-lhes passando por cima com uma rigidez assustadora, deixando marcas na pele, nos cabelos e na sua maneira de ser.
Aos poucos estou a ver os meus queridos avós, sem energias, com doenças e dificuldades que antigamente eram coisas ligeiras, hoje apenas uma gripe os atira à cama.
A falta de visão, a falta de coordenação motora e psiquica torna-os mais crianças do que eu já fui. Eu estava a crescer, a aprender e eles estão a definhar a esquecer........
Felizmente ainda se adoram e se amam, apesar de me terem sempre por perto (e à minha mãe também) têm principalmente um ao outro. è delicioso vê-los ternurentos a passearem juntos, a ver o meu avô a mimar a minha avó com um pequeno-almoço na cama...Espero chegar a velhinha e ter o meu parceiro também ao meu lado.


Hoje estou preocupada por sentir o tempo e a vida destes meus dois amios e parceiros de vida a escorregar pelos dedos e sentir-me inútil para os ajudar.