sábado, dezembro 31, 2005

Último dia 2005

Hoje é o último dia do ano 2005, que para mim foi cheio de emoções e de situações que exigiram de mim muito mais doque eu estava preparada para dar.

Eu sei que a vida é mesmo assim, sei que tudo é volátil e que tudo muda num piscar de olhos e que podemos sem esperar ter surpresas desagradáveis.

No entanto nada nos prepara para o facto de saber que vai acontecer....
Parece confuso o meu pensamento, mas não é. Geralmente falamos que de repente aconteceu uma desgraça, certo?
Raramente chegam ao pé de nós e nos avisam que isso vai acontecer e dentro de um curto prazo.

Infelizmente estou perante este último caso.
Como te preparas para a morte de alguém que amas e que actualmente está vivo e convive contigo diáriamente?
Como se prepara uma filha para ver a mãe morrer diáriamente e saber que está perante os últimos dias?
Como se prepara um companheiro de 52 anos de casamento pra ficar sem a sua companheira dentro de meses?
Como lidar com um prazo em cima das nossas cabeças?

Geralmente no último dia do ano recebemos os 365 dias do ano seguinte com esperança, de uqe todos sejam melhores que o ano que passou.
Este ano amanhã não será o último dia, será sim mais um dia a descontar ao prazo que me foi dado para aproveitar a companhia e a sabedoria de uma pessoa que foi e será tão minha mãe com avó.
Sim, aquela velhota de 77 anos foi minha mãe desde que nasci, nunca substituiu a minha verdadeira mãe ( que amo demais e sem ela não sei o que seriam estes momentos), mas cuidou das netas como filhas, educou-nos acompanhou todos os momentos das nossas vidas.
Não existe uma lembrança marcante minha que ela não esteja presente, amiga, até mesmo a ralhar comigo, enfim uma mãe.

..........