domingo, fevereiro 27, 2005

Domingo

"Amanhã é domingo menina, ninguém vai te acordar
Deixa chover na esquina, deixe a vida rolar
Burungundum bateu meu tambor ieieieiê ... (Daniela Mercury)"

Não foi bem assim, apesar de hoje ser domingo e poder dormir até me cansar, tive uma despertina as 9h 30...... (%$&%$#")
Amanhã segunda vou querer dormir e não posso ...GGGGRrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

Domingos são dias estranhos, nunca saboreados na totalidades porque a seguir vem 2ª feira, mas ainda são um dia de descanso, sabem ao último dia de férias.
Eu costumo desperdiçar os meus fins de semana, entre dormir, fazer compras e absorver o máximo de tempo possível os meus (familia, amigos, namorado, etc) mas como sou só uma isto torna-se uma batalha inglória, porque nunca saboreio nada até ao fim ou então não estou com todos.

Dependendo do dia para mim um domingo é para saborear um bom filme, ou pelo contrário sair, apanhar ar e só voltar no fim do dia. Depende também da companhia e da disponibilidade.

O domingo desde os tempos aureos que tem um significado especial, os antigos sábios Caldeus decidiram associar os dias em grupos de sete de modo a facilitar a sua referenciação ( possíveis antecessores dos Babilónios). Foi na Grécia que se fizeram os maiores avanços, à semana foi dado o nome hebdomas que indica a divisão em períodos de sete manhãs, ou dias, baseada nas fases da Lua. A nomenclatura da semana ainda apresenta resticios dessas divisões
As religiões também lhes dão um significado especial, para a religião cristã é o dia de descanso, oração e reflexão.

Na vida urbana é o dia do último descanso, dia da familia, do sofá ou da "voltinha à vila".
Lembro-me em miúda que se vestia a melhor roupa e iamos almoçar fora, ou iamos ver a familia mais distante, mas era um dia especial. Agora é o dia do fato de treino, dos ténis e está muito bem.

"A tradição já não é o que era" (ignorando a publicidade inerente) é uma verdade de que todos sabem mas que se contradiz na sua essência. Os costumes mudam mas aquela sensação de saudade e memórias é tão gostosa.
A lembrança de se fazer um bolo caseiro pra o lanche tardio, o cheirinho que enchia a casa, juntava-se os petiscos da tarde e ficava-se em frente à televisão a ver qualquer coisa e a aproveitar para não fazer nada.

Hoje gostaria de ir até ao fundo do mar, vou tentar fazer algo diferente do habitual, para me automotivar para mais uma semana.


Nota de Rodapé: Sejam bem vindos! Adorei os comentários.