quarta-feira, março 30, 2005

Dia de...

Olá mundo!
A semana ( o mês) que passou foi cheia de dias mundiais de qualquer coisa.




Parece que há dias para comemorar tudo e mais alguma coisa, no entanto eu vou passando meio que alienada da maioria deles e logo este mês tem sido cheio nestas comemorações.

Deixei passar o dia da Mulher (8) porque preferia que tal não existisse. Preferia que ainda hoje não houvesse descriminação sexual, que ainda hoje se considere que a mulher só serve para procriar e servir de criada doméstica. Adoraria que não houvesse necessidade de lembrar que nas sociedades modernas uma mulher trabalha o mesmo que um homem recebe menos e recebe menos valor por isso. Preferia que uma mulher fosse considerada igual em deveres e direitos e por isso este dia não tinha qualquer necessidade de existir. A minha revolta interior face a esta realidade é demasiado grande para escrever neste blog, prefiro mantê-la resguardada.

Tivemos o dia do Consumidor(15), não sei bem o que se comemora portanto passamos à frente

Deixei passar em branco o dia do Pai(19), por motivos obvios. Deixei de ter um pai presente já faz 16 anos e mesmo antes disso teria de analisar cuidadosamente se ele merecia ter tal papel.

Dia de Eliminação da discriminação Racial(21) , infelizmente e apesar de muito avançados tecnológicamente ainda não sabemos resolver questões básicas como perceber que algumas diferenças apenas estão na quantidade de pigmentos temos ou não na pele. ~
Enquanto não analisarmos o carácter das pessoas, o seu comportamento racional e social, o seu contributo para o beneficio de todos, ou seja definirmos critérios de valorização das pessoas pelo que realmente são e não pelo que aparentam ser teremos de certeza motivos para nunca esquecer este dia.

Quinta feira feira foi véspera de dia Santo.

Sexta feira foi dia Santo! Pelo menos para uma maioria cada vez mais disforme que apenas se revê nos feriados e dias Santos.

Domingo foi dia de Páscoa e coincidentemente Dia Mundial do Teatro.
IRONIA do destino ou talvez não.

A páscoa já teve muito mais significado para mim doque o sentimento que tive ontem.
Lembro-me de brincar e esperar pelas amendoas que eram dadas no Domingo. Do almoço com a familia, das goluseimas de sobremesa mas principalmente de ir passar as férias a Lagos.

Agora e principalmente este ano foi bem diferente, fiquei em casa e não tive qualquer apetite por amendoas. Vinguei-me no folar!!!!
Acabei o dia de páscoa no teatro de almada, a conhecer uma peça que vai estrear em Abril.

O teatro é uma arte que merecia ter mais público, que merecia ter mais divulgação e mostrar-se mais aberto. Existem várias peças que passam à margem do público pouco conhecedor, porque o aficionado sabe onde encontrar, quais a peças que gosta e quando estão em cena. É pena!


Vou ficar por aqui...


Já me esquecia de dar as boas vindas a uma blogger desnaturada que regressou à blogosfera. Seja bem aparecida!

quarta-feira, março 16, 2005

Activa

Tenho andado cansada, sem muito para escrever, sem que este blog pareça um diário mais que um refúgio, um cantinho de mim.

Como não sou moça de estar parada, já me meti numa formação divertidissima em que estou meio que desenquadrada do objectivo mas deliciosamente enquadrada no conceito e na cultura.

A actividade faz o meu sangue fluir e faz-me sentir viva, útil e válida. No outro dia falei de serenidade e ela está cá dentro, apenas enquanto não posso recomeçar a minha caminhada vou treinando a minha memória, os meu dotes comunicativos e massajando a minha inteligência, vou fazendo actividades que fazem o cérebro activo e participativo.

Tudo tem o seu motivo de ser, talvez esta formação me dê animo para a tese, que está fechada na minha gaveta, que já tem pó de tanto que é utilizada e actualizada....

Estou bem, ainda não no nivel que desejaria, não no rumo que queria mas estou a caminho, com um sorriso nos lábios, iluminando o caminho.

Vou indo mas volto.

segunda-feira, março 07, 2005

Serenidade

Todo homem sábio é sereno.
A serenidade é conquista que se consegue a esforço pessoal e passo a passo.
Pequenos desafios que são superados; irritação que se faz controlada;desafios emocionais corrigidos; vontade bem direcionada;ambição freada, são experiências para a aquisição da serenidade.
Um Espírito sereno, já se encontrou consigo próprio, sabendo o que, exatamente , deseja da vida.
A serenidade harmoniza, exteriorizando-se de forma agradável para os circunstantes.
Inspira confiança, acalma e propõe afeição.
O homem sereno já venceu grande parte da luta.
Que nenhuma agressão exterior te perturbe, levando-te à irritação, ao desequilíbrio.
Mantém-te sereno em todas as realizações.
A tua paz é moeda arduamente conquistada, que não deves atirar fora por motivos irrelevantes.
Os tesouros reais, de alto valor, são aqueles de ordem íntima, que ninguémtoma, jamais se perdem e sempre seguem com a pessoa.
Tua serenidade , tua gema preciosa.
Diante de quem te enganou, traindo a tua confiança, o teu ideal, ou envolvendo-te em malquerença, mantém-te sereno.
O enganador é quem deve estar inquieto, e não a sua vítima.
Nunca te permitas demonstrar que foste atingido pelo petardo da maldade alheia.
No teu círculo familiar ou social sempre defrontarás com pessoas perturbadoras, confusas e agressivas.
Não te desgastes com elas, competindo nas faixas de desequilíbrio em que se fixam.
Constituem teste à tua paciência e serenidade.
Assim exercita-te com essas situações para, mais seguro , enfrentares os grandes testemunhos
e provações do processo evolutivo,
Sempre porém com serenidade.
( Ângelis/Divaldo P. Franco)



Palavras sábias, melhores que as minhas palavras simples, mas apenas quero dizer que finalmente começo a acentar o meu coração e a minha vontade. Tomei uma decisão de forma serena e soube-me lindamente.
Amanhã é apenas mais um dia e isso sabe-me lindamente. A sensação de que ainda sou jovem e mesmo que o tempo passe ainda posso mudar a minha vida e dar-lhe um rumo é importante.
A sensação de que tudo vai correr bem, que eu estou a começar a me erguer aos poucos é tão deliciosa, que me faz querer mais.
Ainda tenho medo do além, mas agora vou passinho a passinho até lá, vou espreitar devagarinho para ir me habituando....


Dentro de mim há garra para muito mais e isso ainda se vai ver, prometo-vos. Agora serenamente vou pé ante pé trilhando o meu caminho, ao meu ritmo, ao sabor do vento que sopra de dentro de mim.
Vamos a ver onde vou parar.

PS:
Quando não conseguimos encontrar tranquilidade dentro de nós mesmos, de nada serve procurá-la noutro lugar.
(Autor desconhecido)