quarta-feira, maio 18, 2005

999 visitas

Hoje vim espreitar o meu blog e reparei no brilhante número de 999 visitas...

Ainda me lembro de começar este blog para responder a um desafio, que acabou por ser um desabafo.

Tenho a noção que são poucos os que param neste blog mas é engraçado chegar até aqui, eu própria tenho escrito menos, não por não ter o que contar mas por outras razões que bem esprimidas não são razão nenhuma.

Tudo começou faz quase um ano com a entrega de uma carta que me dispensou de funções. De repente eu que sempre "dei o litro" estava no DESEMPREGO.

Desempregada.... Ora aí está uma palavra com sabor a carimbo de ferros!
Desempregada é logo conotado com ineficiência ou trabalho não qualificado, verdade, é mesmo um atestado de inutilidade!

Euzinha, moça nova, cheia de vida e com muito para aprender da vida pensei para os meus botões, vou daqui para melhor nem me vou preocupar. Tirei férias e só depois comecei a procurar emprego...
Meses depois estava ainda horas a fio agarrada a sites com ofertas de emprego, horas nos correios a enviar cartas e cartas...
Entrevistas e entrevistas que servem para nos testar tudo menos a nossa capacidade de trabalho!
Desistir ou curtir o desemprego jamáis!!!!! (Parva fui, ou não! )(como alguém costuma dizer)

Devo dizer que nunca me mexi tanto como neste ano de desemprego, desde Tese de Mestrado( que está.........), Projecto de Inovação, Um mês de experiência de vendas Directa( exploração pura) até que estou há 2 meses num centro de explicação a dar aulas de matemática e química. Tudo isto sempre em sobreposição com candidaturas a estágios, a projectos e à procura de um lugar melhor....

Tudo isto porque não soube lidar com o estigma do desemprego, por ter no meu curriculo um Gap de quase um ano, tudo porque o meu chefe resolveu cortar despesas e começou com o meu ordenado.

A loucura associada com a procura de emprego arrasa qualquer um, pelo menos eu sinto isso.
A rotina de entrevistas atrás de entrevistas, sempre com os mesmos testes, com as perguntas sempre iguais que quase já sabemos o que dizer de forma a encaixar no que eles querem ouvir, em vez de sermos realmente nós! A espera associada a cada tentativa, entre cada fase, entre cada emprego que pode estar do outro lado da linha, mesmo sem sabermos o que vamos ganhar e se vamos ter beneficios, sim isso deixa de interessar ao fim de 20 entrevistas falhadas, ao fim de dezenas e dezenas de curriculos enviados que nem resposta tem.

Quando chega a carta a casa, vem sempre o discurso chapa9, agradecemos a sua candidatura mas devido ao excesso de candidatos..., ou algo, agradecemos mas as suas habilitações não se adequam ao perfil...

E o estigma Social? Aquela pergunta que pedimos q n nos façam: Então como vai o trabalho?
E nós ou dizemos muito bem e resolvemos a coisas com uma mentira como se estar desempregado é um crime ou dizemos não vai e somos olhados com olhos de inquisição e pronto...

O pior de tudo para mim foi o ficar em casa sem ter respostas, foi ver os meus anos de estudo e anos de trabalho no duro de por vezes(muitas mesmo) trabalhar 12 horas por dia, não valerem nada de nada neste mundo do trabalho de hoje. Ver as CUNHAS voltarem a ser o curriculo ideal, ou então sujeitarmo-nos à exploração.

No meio do turbilhão que viraram os meus dias, este blog perdeu o seu direito à palavra. Ficou diminuido na sua essência e conteúdo também.

Talvez isso justifique a ausência de comentários, sim se estes meus blogues forem fúteis, que podem as pessoas comentar???????????????

Sem promessas mas cheia de vontade de recuperar o meu rumo e disciplina vou indo e vindo largar umas palavras e espicaçar a conversa, mais dar voz aos meus dedos que flutuam livremente sobre este teclado como se sempre o tivessem feito, como se fosse diário este meu vicio.

Que as próximas 999 visitas sintam que valeu apena!