segunda-feira, fevereiro 26, 2007

A Vida

O meu avô hoje fez hoje 82 anos. Uma idade considerável.
Apesar da idade e do desgaste considerável o meu avô ainda por momentos consegue surpreender-me e abrir-me os oslhos para o mundo que hoje me rodeia e que tanta diferença faz de antigamente.
Na brincadeira com ele disse-lhe que fazia 8 e 2 logo 10 anos.
Ele sorriu e disse-me "O tempo volta para trás"
Perguntei-lhe se gostaria de ser novamente criança para brincar aos berlindes...
Ele com a voz mais sincera que alguma vez o ouvi disse "Se voltasse a ter dez anos queria era aprender a ler. Sabes, agora as mães são obrigadas a por os filhos na escola, naquele tempo só os ricos entravam e se sobrasse lugares entravam os mais pobres. Eu brincava com eles no intervalo mas não podia ir aprender. Eu era inteligente, porque no trabalho mesmo sem ler eu anotava e sabia tudo..."

Depois destas palavras senti-me pequena. A leitura e a escrita são parte integrante de mim e por vezes até inatas, talvez por isso consiga esquecer que entre nós ainda há pessoas analfabetas, que vivem num mundo hostil, totalmente regido pelas palavras.

Hoje estou aqui na "blogoesfera" numa era digital, virtual, tecnológica etc etc, num mundo comandado pelas TI (tecnologias de informação) e penso num desejo de um velhote muito lúcido cujo o seu desejo era ter aprendido a ler...

Para o bem ou para o mal ainda bem que o nosso mundo mudou, mesmo que hoje nínguem valorize a escola, nunca mais chegaram aos 82 anos com o desgosto de não terem oportunidade de aprender só porque os pais não tinham dinheiro. Felicito-me por saber que as ferramentas estão ao dipor de todos, espero sinceramente que as agarrem e ainda bem que a selecção natural decorre da inteligência ou da "espertice" e não por questões de bens materiais.

Quanto à "esperteza saloia" não a apoio mas não sou parva, sei bem que actualmente vence o esperto sobre o inteligente, mas garanto-vos que um dia isso acaba. Os espertos ganham algumas guerras mas os inteligentes ganham a Guerra.

Voltando ao cerne do tema de hoje, Parabéns Avô, se pudesse ensinava-te a ler com muito gosto e orgulho. Tenho muito orgulho em ser tua neta.

Etiquetas: