quarta-feira, abril 25, 2007

25 de Abril Sempre!!

Já passaram 33 anos, mas parece que foi à uma eternidade.
A minha geração e as seguintes não entendem o foi e o que significou o 25 de Abril de 1974.

Hoje temos tudo, temos até demais.
A juventude de hoje (e alguns mais velhos) tem Liberdade a mais e usam-na para apanhar bebedeiras, roubar, estragar a propriedade alheia e embrutecer.

Agora que tem o direito à educação preferem faltar as aulas, deixar os estudos a meio para andarem por aí em bandos de vadios.

Agora que tem o direito a falar as suas opiniões preferem gastá-lo num vernáculo de asneiras e brejices, que já nem é calão nem é nada.

Falo dos jovens porque serão eles que vão ficar por cá a gerir isto enquanto os meus filhos (por nascer) crescem e se fazem homens.

Felizmente não vivi as dificuldades do tempo antes do 25 de Abril, mas fui educada a dar valor a todas as coisas que sempre tive como adquiridas.
Eu sempre tive os meus pais para brincar comigo aos finsde semana, porque foi ganha a luta da 8 horas. Sim antigamente trabalhava-se de sol a sol sem fins de semana.

Assim que fiz 7 anos fui estudar e só parei na faculdade e fiz por ser a melhor entre os meus colegas. Porque eu tive a sorte de poder aprender, pois antes do 25 de Abril só estudava quem tinha dinheiro ou vivia nas cidades grandes, por mais vontade que se tivesse, o máximo dos estudos era a quarta classe mal dada.
Aprendi a preservar os meus livros, cadernos e roupa, porque durante muito tempo houve meninos que não os tinham, muitos meninos que iam para a escola descalços sem comida. Estou a falar de 50 anos atrás, não no século passado.

Felizmente, nasci numa era em que ir ao médico levar as vacinas era para todas as crianças (apesar de detestar levar). As pessoas esquecem que isso não existia, esquecem a grande conquista que foi o Serviço Nacional de Saúde.

Eu sou uma filha dos jovens de Abril, mas nem por isso renego a luta de todos aqueles que fizeram possível este meu post hoje, onde escrevo a minha vontade.

Como veêm não se trata de cores políticas ou de anti ou pró salazarismos, trata-se de agradecer aos homens e mulheres que durante anos sofreram para que hoje eu seja uma mulher livre, com direito à palavra, ao sonho, à educação, à saúde, ao trabalho digno, à cultura e ao poder de escolher "bem ou mal" quem eu quero para governar os destinos do meu país.

Quanto às falhas da democracia actual, isso fica para outras lutas. Agora relembra-se a luta pela liberdade e festejam-se as pequenas vitórias.

25 de Abril, hoje e sempre!

Etiquetas: ,